Câmara realiza audiência pública com IGARN e assegura o aumento da vazão de água na comporta da Barragem de Umari

por Upa publicado 15/06/2017 06h00, última modificação 08/11/2017 12h48

Atendendo o requerimento do vereador Higor Tallyson (Pode), a Câmara Municipal de Upanema realizou, na manhã desta quarta-feira (14), a audiência pública com o Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) e o Comitê Gestor da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi/Mossoró (Cbham), para discutir a gestão das águas da Barragem de Umari, que é o terceiro maior reservatório de água do estado.

O encontro foi realizado na sede do Poder Legislativo, e contou com a participação dos vereadores Aisamaque Dalyton (PT), Carlinhos Garcia (Pode), Edson Bezerra (PP), Higor Tallyson (Pode), Ibamar Costa (PR), além do presidente da Casa, Monthalggan Fernandes (PSB); prefeito Luiz Jairo (PR); secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Nonato Garcia; representantes do IGARN, Josivan Cardoso (Diretor-Presidente) e Nelson Sérgio (coordenador de Gestão); presidente do Comitê Gestor da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi/Mossoró, Ramiro Camacho; vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Maria Célia, além de dezenas produtores e agricultores.

Após as discussões, o Igarn anunciou para a próxima quarta-feira (21) a abertura da válvula dispersora do reservatório em mil litros de água por segundo até o final do mês de junho, quando haverá uma avaliação do quadro, e consequentemente a redução da vazão para 700L/s até dezembro. Atualmente a vazão da comporta está em 200L/s, o que ocasionou a diminuição da lâmina de água no percurso do Rio Upanema.

Josivan chamou a atenção dos agricultores para a necessidade de se fechar a válvula dispersora do reservatório durante o período das chuvas. “Nós só conseguimos chegar ao nível que estamos hoje, graças ao fechamento da comporta, o que nos garantiu uma reserva de água no reservatório”, destacou, lembrando a todos que, entre fevereiro e maio do próximo ano, o mesmo deverá acontecer.

O órgão também assegurou o envio de uma equipe a cidade para tratar da emissão e regularização das outorgas de água.