IBINHA (Vice-Presidente)
BIOGRAFIA DE IBAMAR COSTA E SILVA
Ibamar Costa e Silva, nascido em 27 de março de 1973, é filho de Luiz João da Silva e Antônia Francisca da Costa e Silva. Natural do município de Upanema, no Rio Grande do Norte, reside desde o nascimento no Sítio Pereiro, onde cresceu, constituiu laços familiares e construiu amizades.
Ingressou no serviço público municipal em 8 de março de 1999. De origem sindicalista, esteve à frente de diversos movimentos e participou ativamente das lutas e conquistas do SINDSERPUP – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Upanema. Integrou a direção da entidade no cargo de tesoureiro, com trabalho de responsabilidade e gestão reconhecido pela categoria.
Em 2012, a política surgiu como possibilidade de ampliar seu trabalho em prol do povo de Upanema. Candidatou-se a vereador e obteve êxito, sendo eleito em terceiro lugar naquela campanha.
Assumiu seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Upanema em 2013. Durante a legislatura, manteve trabalho próximo ao povo da zona rural, ao servidor público e à classe trabalhadora em geral, pautando sua atuação na humildade, no trabalho e na perseverança por dias melhores para os cidadãos upanemenses.
Em 2016, teve o mandato renovado pela população para a legislatura seguinte. No segundo mandato, intensificou sua atuação política e participação nas decisões administrativas do município, mantendo os mesmos ideais de luta e trabalho pelo povo.
Em 2020, foi eleito para o terceiro mandato no Legislativo Municipal, sendo o vereador mais bem votado da cidade naquela eleição.
Em 2021, reconhecido pelo histórico de honestidade, respeito e consideração, foi eleito Presidente da Câmara Municipal para o biênio 2021-2022. Sua gestão foi pautada no diálogo e na boa convivência com os parlamentares e com o corpo funcional, proporcionando avanços significativos para a administração da Casa. Por sua competência, foi reconduzido à Presidência para o biênio 2023-2024.
No segundo mandato como Presidente, os avanços foram ainda mais expressivos na valorização dos servidores e vereadores. Na infraestrutura, liderou a maior ampliação da história das instalações da Casa Legislativa e promoveu sua modernização. Com responsabilidade na gestão, devolveu mais de R$ 200 mil ao Executivo Municipal, valor aplicado na construção da passagem molhada do Sítio Riacho das Carnaúbas, importante obra de mobilidade para a comunidade.
No trabalho legislativo, teve participação fundamental na articulação e aprovação de diversos projetos e pautas relevantes para o município.
Ao fim do terceiro mandato como vereador e segundo como Presidente da Câmara, sua trajetória — marcada pelo trabalho, honestidade e proximidade com o povo — foi novamente reconhecida. Foi reconduzido ao Poder Legislativo Municipal para o quarto mandato consecutivo, sendo, pela segunda vez, o mais bem votado da eleição, com votação expressiva de 1.081 votos.